Workshops de Splash: Módulos I & II

A fotografia de splash é uma subárea da fotografia de estúdio que esteve durante décadas inacessível a amadores. As razões eram duas. A primeira: os altos custos dos equipamentos especiais, de tempo e até do próprio material fotográfico, já que a natureza desse tipo de foto envolve um processo de tentativa e erro que, para iniciantes, era extremamente dispendioso. A segunda razão é que a arte necessária para uma prática eficiente era quase um “segredo”, detido por uma elite profissional que não tencionava dividi-lo nem sequer com colegas, tanto menos com amadores. Nos últimos anos, duas grandes transformações tornaram esse cenário muito mais favorável aos fotógrafos em geral. Agora que estamos desfrutando da era da informação, conhecimento é abundante e a indústria fotográfica prospera lançando novidades incríveis, acessíveis a cada novo dia. O que tentamos fazer neste blog com a série Receitas de Splash foi cobrir a lacuna que havia nessa área. Focamos nos quatro princípios que governam a fotografia de splash, mas o assunto está longe de se esgotar somente neles. É a partir deles que executamos técnicas específicas, de fato derivadas desses princípios, mas com suas particularidades. Por exemplo, tanto uma foto de um champanhe estourando quanto uma foto de um cubo de gelo caindo num copo de uma bebida se encaixam no que chamamos de “splash de alto impacto” — e no entanto cada uma envolve técnicas diferentes; do set e das traquitanas à iluminação e ao tipo de sensor. O resultado de uma década de workshops se cristalizou em dois livros:  Estúdio: Fotografia, Arte, Publicidade e Splashes – já esgotado em sua segunda edição pela Editora Photos, e enquanto aguardamos a terceira edição atualizada, publicamos agora em 2017, pela Amazon americana o Livro: Splash – High-Speed Photography with Liquids, que em breve terá sua versão em português.

 Confira aqui um álbum de nossas atividades.

01b 02
03a 04

Nossos workshops têm sido uma experiência muito rica, com alunos de diversos níveis, desde amadores sérios até profissionais experientes. Essa diversidade nos permitiu refinar nossos métodos. Em primeiro lugar, pela flexibilidade do conteúdo programático de acordo com o interesse de cada grupo ou indivíduo. Em segundo lugar, temos uma agenda também flexível que depende do fluxo de nossos trabalhos comerciais e pessoais além da demanda dos interessados, tanto em nosso estúdio como em outras cidades.

Os dois módulos que foram elaborados e testados com sucesso, têm cada um a duração de 8 horasOs módulos são independentes, mas é claro que o aluno que cursar qualquer um deles poderá extrair ainda mais conhecimento do segundo, já que revelamos uma grande variedade de abordagens para se conseguir diferentes splashes.

Cada workshop é recheado de exemplos de fotos que poderão ser clicadas à vontade, por todos os participantes. Traga sua própria câmera, lentes e tripé.

Módulo I – Carga Horária: 8 horas

Conteúdo Programático 

Introdução: Objetivos da disciplina. Apresentação em multimídia de exemplos paradigmáticos de splashes

Contexto histórico
– Evoluçao da fotografia em alta velocidade com líquidos – Splashes
– Principais pesquisadores e autores da área

Evolução das técnicas
-Equipamento: Câmeras, flashes e sensores (laser, infra-vermelho, som, movimento, etc.  incluindo sensores com aplicativos através de smartphones)
-Recursos práticos de estúdio
-Improvisações, traquitanas, soluções diversas, etc.

Neste módulo serão observadas duas técnicas: explosão de balões com e sem líquidos (clique aqui para ver exemplos da técnica) e colisão de gotas (clique aqui para ver exemplos da técnica).

Nos exemplos dos balões, entre os tópicos contemplados, praticaremos:

  • materiais e manipulações: resistência e suporte;
  • sensor de som;
  • a dinâmica do impacto: diferentes maneiras de provocar a explosão do balão;
  • proteção: recursos específicos desse set para evitar que a água se alastre pelo estúdio.

Para a prática de colisão de gotas, alguns dos temas propostos são:

  • gotejadores: como construir um sistema de gotejamento barato, simples e eficaz;
  • timing: como estimar o tempo preciso para obter o efeito da colisão;
  • flashes: portáteis e tochas de estúdio;
  • cores: manipulação cromática da luz com cinegel e de líquidos com misturas diversas;
  • ondulação: como controlar a marola da água sob a colisão.
 

Módulo II– Carga Horária: 8 horas

Conteúdo Programático 

Introdução: Objetivos da disciplina. Apresentação em multimídia de exemplos paradigmáticos de splashes

Contexto histórico
– Evoluçao da fotografia em alta velocidade com líquidos – Splashes
– Principais pesquisadores e autores da área

Evolução das técnicas
-Equipamento: Câmeras, flashes e sensores (laser, infra-vermelho, som, movimento, etc.  incluindo sensores com aplicativos através de smartphones)
-Recursos práticos de estúdio
-Improvisações, traquitanas, soluções diversas, etc.

Serão observados outras duas técnicas: impactos em alta velocidade (clique aqui para ver exemplos da técnica) e mergulhos (clique aqui para ver exemplos da técnica). Sob o rótulo de impactos em alta velocidade, estudaremos:

  • tratamento de refrescância: a preparação do produto para se conseguir  “appetite appeal (gotinhas e suados);
  • alinhamento e plunging: como extrair consistência da ação em alta velocidade, com o máximo de controle;
  • disparadores automáticos e sincronização completa: como congelar uma cena em alta velocidade;
  • fundo e base: técnicas de isolamento do sujeito e refinamento dos elementos exteriores;
  • sensores: teoria e prática dos parâmetros de sensibilidade e atraso.
O estudo de mergulhos apresentará os seguintes tópicos:
  • incidência e reflexão: compreensão e aplicação prática dos ângulos da luz;
  • resistência da água e modo de impacto: técnicas para o impacto do splash;
  • forma e textura: análise e escolha do sujeito para o mergulho;
  • posicionamento e sequência: técnicas para a plasticidade do splash.
110ms: tempo ideal para um belo splash.

Além disso, estudaremos aspectos específicos de cada uma das técnicas, mas presentes em qualquer sessão de fotografia de estúdio, como:

  • construção do set: lista de itens e instruções de montagem, buscando sempre soluções acessíveis;
  • iluminação: características particulares de cada técnica;
  • segurança: medidas para proteção pessoal e do equipamento;
  • trouble-shooting: resolução de problemas e gerenciamento de imprevistos.

Observações:

Os workshops de splash se destinam tanto aos que se interessam pela fotografia em alta velocidade  por curiosidade e hobby, quanto para aqueles que pretendem se aprofundar nesta técnica. O local em São Paulo será o mesmo estúdio profissional onde foram realizados quase todos os splashes que podem ser vistos aqui, munido de todo o equpamento profissional necessário. Portanto, será como beber direto da fonte.

As inscrições devem ser feitas por e-mail, no endereço: studio@novosite.tonygenerico.com.br. Dúvidas e sugestões também podem ser encaminadas para esse mesmo e-mail. O estúdio fica na Vila Nova Conceição, próximo ao Hospital São Luis, na Avenida Santo Amaro. Os workshops podem ser agendados individualmente ou em grupos de 2 a 12 participantes. Para uma turma com até 12 participantes, o investimento é de R$390,00 por vaga, através de depósito bancário, ou dividido em três vezes, com o depósito da primeira parcela uma semana antes do evento e o restante em cheques pré-datados. Descobrimos que é muito divertido e proveitoso quando os participantes formam grupos de amigos e ou colegas de escola. Nesse caso, consulte-nos quanto ao agendamento e investimento conforme o tamanho do grupo, assim como para aulas personalizadas. Há ainda um desconto de 10% para alunos que já participaram de workshops anteriores.

Para workshops personalizados ou para grupos em outras cidades, consulte-nos por email.

Bem-vindos ao desafio dos splashes naturais!